O potencial turístico e a ainda existente qualidade de vida no município de João Pessoa impulsionam além dessa atividade, a construção civil, o mercado imobiliário e atrai investidores e moradores, mas também suscita perguntas que não querem calar.
Não só a Capital da Paraíba, mas o município vizinho de Cabedelo, faz uso estratégico de infraestrutura e de serviços públicos como saneamento básico, iluminação e transporte, têm disponível informação e comunicação suficientes para suprir necessidades sociais e econômicas da sociedade?
Mobilidade urbana e segurança pública
Há política pública de mobilidade urbana eficiente, que atenda a todos os modais de transportes, sobretudo o coletivo? Há previsão de ônibus elétricos, como já nas vizinhas cidades de Natal (RN) e Recife (PE)? Ciclovias e arborização que devem conviver lado a lado estão implantadas ou projetadas para curto prazo? E a preocupante segurança pública, que municípios têm a responsabilidade compartilhada com governos estadual e federal?
O cidadão tem disponíveis os serviços essenciais e a consciência, incentivada pela Prefeitura do consumo de energia verde (fontes renováveis)? Ela faz uso racional de água de reuso e de chuva em prédios públicos e na limpeza urbana, gerando economia do recurso natural e benefícios econômicos, sociais e ambientais?
Alcançar tudo isso, inclusive com ônibus elétricos e com tarifa zero é sonho ou é possível e obrigatório?
Foi sobre tais pilares importantes a serem cumpridos como condicionantes à implantação de uma governança inteligente, que conversei ontem à noite com o ex-prefeito de Balneário Camboriú por 2 mandatos, Fabrício Oliveira, ao atender convite da N|H Select, para palestra por ele proferida em JP sobre boas e exemplares práticas de desenvolvimento urbano implantadas, governança e cidade inteligente.
Inspiração musical
A cidade litorânea de SC inspirou o hit sertanejo deste verão “Descer pra BC” da dupla sertaneja Brenno e Matheus, que por sua vez inspirou outra música, “Subir para Urubici”, dos humoristas Gustavo Metzner e Lauro Antigo, de Indaial (SC), que expõe o outro lado de curtir essa temporada no festejado Balneário: enormes congestionamentos na BR-101, preços altos e filas até para usar banheiro, daí a proposta de ao invés de descer para o litoral subir para a serra catarinense (Urubici).
Cândido Nóbrega