A Associação de Empresários e Usuários de Tecnologia da Paraíba (Sucesu-PB), em parceria com o Senac, realizou ontem a aula inaugural dos cursos gratuitos de “Informática Básica com Digitação” e “Programação Web”. A iniciativa, que visa promover a inclusão digital e qualificar novos profissionais para o mercado de tecnologia, atraiu um grande número de inscrições, evidenciando o interesse crescente da comunidade por capacitação na área de TI.
Os cursos foram estruturados para atender à crescente demanda por habilidades tecnológicas essenciais no mercado de trabalho. O curso de “Informática Básica com Digitação” terá uma carga horária de 50 horas, com aulas no turno da tarde ao longo de um mês. Já o curso de “Programação Web” oferece uma formação mais extensa, com 240 horas de conteúdo distribuídas em três meses e meio, com aulas no turno da noite.
Durante a solenidade de abertura, realizada no Auditório do Senac João Pessoa, os alunos formalizaram suas inscrições e receberam detalhes sobre as aulas. Os participantes do curso de Programação Web também foram informados sobre a ajuda de custo para transporte.
“Com o lançamento dessa aula inaugural, a Sucesu marca um novo momento, onde, através da parceria com a Federação do Comércio e por meio da Emenda Parlamentar do Vereador Thiago Lucena, possibilitou 80 jovens serem capacitados em Informática com Digitação e Programação Web”, destacou o presidente da Sucesu-PB, Tarcísio Júnior. “A partir desse momento, já estamos planejando novas turmas para poder acolher a demanda de inscrições que não foram contempladas agora e para novas pessoas que não tomaram conhecimento”, complementou.
Marconi Medeiros, presidente da Fecomércio, também reforçou a relevância da parceria. “É uma parceria importante porque vai qualificar essas pessoas para que possam ingressar com mais conhecimento e mais preparadas no mercado de trabalho”, disse. Já o vereador Thiago Lucena, responsável pela emenda que possibilitou a realização dos cursos, comentou sobre o cenário atual do mercado de tecnologia. “Essa área tem uma dificuldade enorme de contratação. Isso não é um problema de João Pessoa, mas um problema mundial, que a gente precisava fazer algo para ajudar a solucionar. Junto com a Sucesu, com o Senac, com a Fecomércio, essa parceria foi possível. É mão de obra qualificada, é capacitação para muitos jovens”, declarou o parlamentar.