Evento reúne, até esta quinta-feira (4), importantes agentes dos mercados ibérico e latino-americano de energia, em especial, do Brasil e de Portugal
Em Natal/RN, o dia de ontem foi marcado pelo o início do maior e mais prestigiado encontro de Transição Energética da Península Ibérica e da América Latina, o EVEx Brasil 2024 – Natal Energy Experience. Pela primeira vez no Brasil e tendo como sede a capital do Rio Grande do Norte para este feito, o evento segue até hoje no SERHS Natal Grand Hotel & Resort, em torno de uma programação imersiva com debate, networking estratégico e conexões produtivas que impulsionam a jornada profissional do participante na transição energética rumo a uma economia verde através dos mais importantes agentes dos mercados ibérico e latino-americano de energia, em especial, do Brasil e de Portugal.
O primeiro dia de encontro foi marcado, inicialmente, pelo painel de debate formado pelas autoridades Alexandre Ramos, Presidente da CCEE – Câmara de Comercialização de Energia Elétrica; Nelson Lage, Presidente da ADENE – Agência para a Energia de Portugal; André Pepitone,Diretor Executivo Financeiro de Itaipu Binacional; Wander Azevedo, Diretor de Comercialização de Energia da ENBPar, empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia do Brasil; João Hélio Cavalcanti, Diretor do SEBRAE-RN; José Aldemir Freire, Diretor de Planejamento do Banco do Nordeste do Brasil e a moderadora Maria João Rolim, Sócia do Rolim Goulart Cardoso Advogados.
Com o encerramento do painel, o presidente do EVEx, Caio César Cavalcanti, anunciou aos participantes e a todos os presentes, a assinatura de Protocolo de Cooperação entre a ADENE – Agência para a Energia e o Polo SEBRAE de Energias Renováveis. “Um marco importante e indispensável no que se refere a todo este processo de transição energética”, destaca Caio Cavalcanti.
“Somos milhões de micro e pequenas empresas espalhadas pelo Brasil que precisam e fazem parte deste importante processo da transição energética e da industrialização verde. Em números, as micro e pequenas empresas são 98% das empresas existentes, portanto, elas têm papel primordial neste movimento e nós precisamos estar perto delas”, disse o diretor do SEBRAE/RN, João Hélio Cavalcanti durante sua explanação.
Seguindo a programação, aconteceu também a Natal Energy Expo/Business em torno do debate sobre a Rota do Hidrogênio Verde: produção, regulação e certificação. Na mesa, nomes como Teresa Ponce de Leão, Presidente do LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia de Portugal; Eduardo Rossi, Conselheiro de Administração da CCEE – Câmara de Comercialização de Energia Elétrica; Maria João Rolim, Sócia do Rolim Goulart Cardoso Advogados; Paulo Prunzel, Engenheiro de Processo com Especialização em Transição Energética – Petrobras e, como moderadora da mesa, Fernanda Delgado, Diretora Executiva da ABIHV – Associação Brasileira da Indústria do Hidrogênio Verde. “Estamos no local certo, no momento certo. O Rio Grande do Norte e, claro, o Nordeste, vão ser protagonistas quando falarmos em transição energética”, declara Eduardo Rossi, Conselheiro de Administração da CCEE – Câmara de Comercialização de Energia Elétrica.
O evento contou também com o momento Natal Energy Talks, no qual o jornalista Rodrigo Polito, especializado no setor de energia conversou com o CEO da Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG, Reynaldo Passanezi, sobre o papel da CEMIG – considerada a maior empresa integrada do setor de energia elétrica do Brasil, nesta transição energética. “A nossa missão sempre foi e continua sendo fornecer soluções integradas de energia limpa e acessível à sociedade, de maneira inovadora e sustentável”, fala o CEO da CEMIG, Reynaldo Passanezi.
Na sequência, o “Natal Energy Masterclasses – Rotas das Eólicas Offshore: para onde os ventos sopram?” com a presença Matheus Noronha, Head de Energia Eólica Offshrore da ABEEólica – Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias; Hugo Fonseca, Coordenador de Desenvolvimento Energético do Estado do Rio Grande do Norte; Solange David, Chair Women in Energy do CIGRE Internacional; Mario González, Coordenador do Grupo Creation/UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Daniel Faro, Gerente Geral de Geração Renovável da Petrobras e Nayara Machado, jornalista da epbr, como moderadora.
Em outro momento, mais uma sessão do Natal Energy Expo/Business, em debate sobre a Rota do Gás Natural e Biometano: combustíveis para a transição e, para finalizar a programação do primeiro dia, mais um Natal Energy Talks – Fórum C-Level, “Segurança Energética e Transição Climática: na rota da COP30”, em pauta.
Já no primeiro dia, o EVEx Brasil 2024 evidencia sinais relevantes de expectativas superadas em sua primeira edição no Brasil. “Surpreendeu bastante, tanto pelo nível das discussões que foram realizadas quanto pela importância e quantidade de entidades e organizações dos setores de energia participando, apoiando e patrocinando o evento. Fatores que legitimam a nossa iniciativa, o EVEx, no contexto ibero-latino-americano e nos fortalece na continuidade na promoção de eventos como esse, verdadeiras plataformas de cooperação para acelerar a transição energética, a industrialização verde e todos os outros temas essenciais para o futuro da humanidade”, descreveu Caio Cavalcanti, presidente do EVEx.
O EVEx Brasil 2024 – Natal Energy Experience conta com o patrocínio do Governo Federal, da Petrobras, de Itaipu Binacional, da ENBPar, do Ministério de Minas e Energia, do Banco do Nordeste, do Polo SEBRAE de Energias Renováveis, da ADENE – Agência para a Energia de Portugal, da CEMIG, do Governo do Estado de Minas Gerais, da (re)energisa, entre outras grandes empresas de energia e entidades do setor. Apoio estratégico do Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Promoção e realização da EVEx – Energy Virtual Experience. A epbr é parceira de mídia do EVEx Brasil 2024 e realizará entrevistas ao vivo com os principais executivos e autoridades presentes no evento.