Skip to content Skip to footer

Presidente da ANADEP exalta importância das ouvidorias para as Defensorias Públicas

Presidente da ANADEP exalta importância das ouvidorias para as Defensorias Públicas

“Onde há Defensoria Pública há cidadania e justiça” foi o tema da palestra proferida pela presidente da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos, Rivana Ricarte sexta-feira (8), no terceiro e último dia da 4ª reunião do Conselho Nacional de Ouvidorias de Defensorias Públicas do Brasil realizado no auditório da Faculdade Internacional Brasileira, em João Pessoa (PB).

Rivana, que é paraibana, mas há 20 anos atua defensora pública no estado do Acre e desde 2021 em Brasília como presidente da ANADEP, não conteve a emoção e foi às lágrimas pelo retorno à terra natal e por ter seu pai, José Ricarte, paraibano, também como defensor público aposentado.

Ela destacou a importância das ouvidorias, no sentido de através do diálogo com as comunidades, fazerem com que as Defensorias realmente consigam cumprir o seu papel como agente de transformação social, sobretudo após o advento da Lei Complementar n. 132, em 2009, quando da instituição das ouvidorias nas DPE’s.

“Desde 2008, por meio de campanhas nacionais, a ANADEP vem desenvolvendo um trabalho de conscientização da necessidade de se ter uma Defensoria Pública presente em todos os espaços para garantir a justiça e cidadania àqueles que delas mais precisam”, concluiu.

Show CommentsClose Comments

Leave a comment