O presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, conselheiro Nominando Diniz visitou ontem as instalações do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, unidade gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB SAÚDE), com sede no município de Santa Rita. A visita faz parte do “Programa TCE Itinerante”, lançado na atual gestão.
O conselheiro Nominando Diniz foi recebido pelo diretor superintendente da Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), o médico Arimatheus Reis; pela diretora geral do Hospital Metropolitano, Louise Nathalie; o diretor técnico do Hospital, Matheus Agra; a diretora de Atenção à Saúde da PB SAÚDE, Ilara Nóbrega; e o diretor Administrativo e Financeiro da PB SAÚDE, Alexandre Farias, que fizeram uma apresentação sobre o funcionamento do hospital.
Ao lado da equipe de diretores e médicos, Nominando Diniz percorreu todas as áreas de atendimento do hospital, passando pelo centro cirúrgico com 11 salas de cirurgias, ambulatório, Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), de multimodalidade, onde se realizam exames e também procedimentos terapêuticos minimamente invasivos. O Complexo possui capacidade de 226 leitos, incluindo os de UTI (adulto e pediátrico). O Metropolitano é um hospital habilitado pelo Ministério da Saúde para o transplante adulto e pediátrico e a PB Saúde.
De acordo com informações dos diretores, o prédio do hospital também possui um heliponto com 40 metros quadrados e capacidade para receber todos os modelos de helicópteros comerciais, atendendo com frequência pacientes que são regulados de todas as regiões do estado e que chegam à unidade por meio do Resgate Aeromédico. O Hospital Metropolitano foi Inaugurado em 4 de abril de 2018, o complexo é a primeira unidade de saúde pública especializada em neurologia, cardiologia e endovascular da Paraíba.
Desde o início da sua gestão, o presidente do TCE-PB tem feito visitas institucionais aos municípios paraibanos para conhecer o funcionamento, estruturas e atendimentos em escolas, creches e hospitais. E nesta quinta-feira foi a vez de João Pessoa.
Antes de encerrar a visita, o presidente do Tribunal de Contas deixou suas impressões sobre o metropolitano. “Encontrei uma estrutura espetacular, uma distribuição de ações muito boa e um bom atendimento aos pacientes. Vou agendar uma audiência pública com a direção para que busquemos uma forma de aumentar o número de atendimentos do hospital porque vem em favor da sociedade”, assegurou.
O diretor superintendente da PB Saúde, o médico Ari Reis, disse que a foi um prazer contar com a visita do presidente Nominando Diniz, que também é médico. “É importante mostrar aos órgãos fiscalizadores o trabalho que estamos executando para melhor atender os paraibanos. E mostrar também os desafios, os problemas e as dificuldades para ampliar cada vez mais os atendimentos”, destacou.